Perguntas Frequentes

1. O que é a AOFI?

A Associação Nacional dos Oficiais de Inteligência – Aofi – surgiu em 05 de novembro de 2010 com a missão de buscar o fortalecimento da atividade de Inteligência de Estado no Brasil e a valorização do profissional que atua nessa área.

Desde sua criação, defende o controle civil da Inteligência de Estado e trabalha para apresentar propostas que promovam a modernização da Inteligência de Estado no Brasil. Associe-se e conheça as propostas da AOFI!

2. O que a AOFI tem feito por seu associado?

A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS OFICIAIS DE INTELIGÊNCIA tem trabalhado bastante por seus associados. Em breve retrospectiva, no campo externo à Agência Brasileira de Inteligência, somos, junto com a Asbin, interlocutor do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão para fechar acordo de recomposição salarial. Também representamos com exclusividade os Oficiais de Inteligência no Fórum Nacional Permanente das Carreiras de Estado – FONACATE e participamos de audiências públicas para falar da importância da atividade de Inteligência e das modificações legais necessárias para sua melhor atuação.

Esse ano de 2015 tivemos um forte trabalho com parlamentares, em favor do concurso público e de leis que modernizem e melhorem a atividade de Inteligência.

No âmbito interno à Agência, tivemos muito pouco espaço de diálogo e a Administração se recusou a discutir melhores práticas para estabelecer o Quadro de Lotação de Pessoal e uma Política de Movimentação de Servidores. Mas a AOFI buscou defender seus associados contra a ilegalidade do Memorando 1488 que cerceava os pedidos para licença capacitação e também contra a arbitrariedade da Administração em estabelecer 30 dias entre dois períodos de férias do servidor.

Ajude-nos a construir propostas ainda melhores! Procure-nos! Participe!

3. Quando terá novo concurso para a Abin?

Uma das grandes batalhas da Aofi no ano de 2015 foi pelo concurso, mas a verdade é que não sabemos quando ele vai acontecer. A Aofi tem buscado resolver a questão de pessoal de várias formas diferentes, propondo reestruturação dos quadros e da distribuição de servidores, pedindo requisições a partir de concursos de outras carreiras de Estado como AGU, CGU, Gestores, Analistas de Orçamento, entre outros. E, claro, buscando garantir a realização do serviço público.

Tivemos até apoio do Deputado Heráclito Fortes e do Senador Cristóvam Buarque em apresentar e apoiar uma emenda orçamentária para a realização do concurso. Mandamos até carta para os Ministros Ricardo Berzoini, Jacques Wagner e Nelson Barbosa falando da importância do concurso.

Você pode ajudar mandando carta para seus parlamentares, falando da importância da Inteligência de Estado para o Brasil e da deficiência dos quadros dos Oficiais de Inteligência, que hoje somente têm cerca de 35% do número de vagas previsto.

4. Tenho uma dívida em aberto com a Associação. Como faço para pagar minha dívida?

Desde maio de 2015 temos um serviço de secretaria responsável por coordenar a emissão e verificação de pagamentos dos boletos de mensalidades, bem como orientar o pagamento de dívidas atrasadas. Em breve você poderá verificar no site sua regularização financeira, ano a ano. Enquanto isso, escreva para secretaria@aofi.org.br e fique regular com os pagamentos da Associação.

Se você tiver alguma dívida, poderá pedir para pagar à vista, ou parcelada em 3 vezes ou em 5 vezes, sem juros ou multas. Aproveite: essa facilidade vale até julho de 2016.

5. O que é o desconto de pontualidade?

O desconto de pontualidade foi previsto em Assembleia para reduzir o valor da mensalidade para os Associados que pagam em dia. Segundo nosso estatuto, o valor da mensalidade cobrado pela Aofi deverá ser de 0,5% da remuneração bruta mais baixa da Carreira de Oficiais de Inteligência. Assim, com o desconto de pontualidade de cerca de 10% do valor da mensalidade, cumprimos o estatuto e buscamos estimular o pagamento em dia.”

6. Não paguei o boleto na data, como faço para pagar depois do vencimento?

Você deve ir a um caixa do Banco do Brasil para pagá-lo. Desde junho de 2013, a Associação Nacional dos Oficiais de Inteligência terceirizou a confecção dos boletos de pagamento da mensalidade para facilitar para o associado, que agora recebe o boleto por email, onde quer que esteja. Desde então, estão sendo cobrados juros e multas para os boletos em atraso. Informamos que a Aofi, não imprime segundas vias de boleto, apenas o reenvia quando solicitada e que pagamentos com mais de 60 dias de atraso não são aceitos nos caixas do Banco do Brasil.”

7. Estou com pagamento atrasado há mais de 60 dias e o caixa não aceitou o pagamento. O que devo fazer?

O caixa do Banco do Brasil somente pode receber o boleto até 60 dias de seu vencimento. Se seu atraso é maior do que este prazo, você deve solicitar um novo boleto, com juros e multa pertinentes para pagá-lo. Por favor escreva para secretaria@aof.org.br e informe seu número de associado e o mês de referencia de pagamento do boleto e você receberá novo boleto para pagamento da dívida.”

8. Tenho mais de 6 mensalidades consecutivas em atraso e não fui desligado. Não quero efetuar o pagamento destes meses, pois o estatuto prevê que eu devia ser desligado automaticamente.

Se você não tem interesse me permanecer associado, você deverá pagar integralmente os seis meses atrasados, com juros e multa previstos. Você será então desligado e não poderá se associar novamente no prazo de um ano.

Se você tem interesse em permanecer associado, você deverá pagar a dívida, de forma facilitada, sem cobrança de juros nem multa, com possibilidade de parcelar o pagamento.

Se você efetuou algum pagamento recentemente, entendemos que é de seu interesse permanecer associado e, da mesma forma, sua dívida será cobrada de modo facilitado, sem juros e sem multa, com possibilidade de parcelamento.

Por favor, informe-nos pelo email secretaria@aofi.org.br sua preferência para que possamos solicitar os boletos para pagamento.

Share This