Relatório de atividades da Diretoria Executiva 2015-2016

7/10/2016

O biênio 2015-2016 foi cheio de eventos. Saímos do GSI em outubro, voltamos para o GSI em maio.

Em 12 de maio de 2016 o Ministro do GSI Sergio Etchegoyen tomou posse e em 24 de maio recebeu da Aofi, que entregou uma série de sugestões sucintas e objetivas para modernização da Inteligência, sem custos orçamentários. Também ouviu sobre a importância de se discutir concurso, isonomia salarial com outras carreiras do ciclo de gestão e de garantir melhor orçamento para a Abin.

Em 01 de setembro o novo Diretor Geral da Abin Janér Tesch tomou posse e a nova gestão da Abin recebeu a Aofi por diversas vezes, marcando a reabwertura de um diálogo saudável para a Associação e para a Abin. A Associação acredita que o relacionamento com a nova Administração será muito produtivo e encaminhou quatro projetos com diversas sugestões para incluir a Abin no Orçamento Plurianual, outro sobre Política de Pessoal – Capacitação e Movimentação, outro sobre Legislação para Operações e um último sobre Readequação das Carreiras da Abin. Conheça os documentos no site www.aofi.org.br.

Nem precisamos pedir para nova Administração revogar atos administrativos que combatemos da gestão passada – como o memorando sobre licença capacitação e a normativa que estabelece em caráter obrigatório mínimo de 30 dias entre dois períodos de férias do servidor, pois já estavam cientes das necessidades de mudança.

A busca pela isonomia na recomposição salarial e pelo concurso continuam e agora estão sendo feitas em parceria com a Abin.

Ainda em 2015, a Aofi esteve em duas audiências públicas, dias 10 de novembro de 2015 e 24 de novembro de 2015, para falar da importância da atividade de Inteligência e das modificações legais necessárias para sua melhor atuação.

Apresentamos para a CCAI, e para diversos Deputados e Senadores propostas de leis que modernizam e melhoram a atividade de Inteligência, mas sabemos que o ano de 2016 foi ruim para uma ação junto a parlamentares, porque estavam focados no impeachment e nas eleições de outubro.

Na comunicação com associados, modernizamos o site e instituímos comunicação direta com o associado, por whatsapp e e-mails que chegam para a secretaria e presidente.

No financeiro, recuperamos mais de 70mil reais para a Associação de dívidas em aberto.

Propusemos a instituição de um prêmio para ações em prol da Inteligência, já a partir de 2016, mas não temos certeza se ele ainda acontecerá esse ano.

E, no último dia 26 de setembro, a Assembleia Geral instituiu a Comissão Eleitoral e chamou as novas eleições para Diretoria Executiva da Aofi, Delegados Regionais e Conselho Fiscal, a serem realizadas 01 de novembro.

Diretoria Executiva

Associação Nacional dos Oficiais de Inteligência