Aofi apresenta propostas para o Congresso

13/04/2016

Há mais de um ano a Aofi vem buscando contatos no Legislativo com intenção de disseminar a atividade de Inteligência de Estado, suas características e peculiaridades, e também de buscar apoio para algumas questões que devem ser resolvidas para garantir uma Inteligência mais moderna e eficiente.

As propostas já haviam sido apresentadas para diversos parlamentares, mas em 04 de abril a Aofi protocolou algumas dessas sugestões no Gabinete do Senador Aloysio Nunes, próximo presidente da CCAI – Comissão de Controle da Atividade de Inteligência no Legislativo.

As propostas abrangem a atuação da Agência Brasileira de Inteligência em relação a disciplinar a atividade de contatos de serviços estrangeiros no Brasil, a estabelecer orientações precisas para ações da Abin, a estabelecer mecanismos legais para busca de informações e a determinar o mandato da Direção Geral da Abin por ser um órgão de Estado.

A iniciativa não engloba todas as propostas já apresentadas no Congresso, inclusive para a presidência anterior da CCAI. Outras propostas apresentadas foram o reconhecimento formal de tradutores/interpretes/professores de idioma como oficiais de Inteligência, a requisição de servidores concursados de outras carreiras de Estado e a possibilidade da própria Agência autorizar concurso, sempre que houver mais do que 40% de vagas disponíveis nas carreiras de nível superior, condicionado à disponibilidade orçamentária.

Fique atento ao trabalho da Aofi e participe!

Share This