O Papel da Inteligência
As graves acusações de interceptação da Agência Brasileira de Inteligência sobre o excelentíssimo senhor Juiz Federal Sérgio Moro levantaram um ponto importante: qual o papel da Inteligência de Estado?
A Associação Nacional dos Oficiais de Inteligência – Aofi sempre defendeu a existência de leis que estabeleçam de modo claro as atribuições e limites da atividade de Inteligência, e que orientem as áreas específicas a serem cobertas pela Inteligência de Estado.
Por isso, a Aofi felicita os deputados Heráclito Fortes e José Aleluia por seu compromisso em elucidar os fatos e questionar o papel da Abin. Será a oportunidade de abrir uma necessária discussão acerca da atuação do órgão. Esta discussão garante que a atuação da Agência seja legítima e democrática. O Estado não pode se omitir em orientar qual deve ser o papel de sua Inteligência.
A Aofi reitera o compromisso dos Oficiais de Inteligência com sua carreira, que é apartidária, e que está sempre a serviço do Estado e da Sociedade brasileiros.
Faz-se necessário que a Comissão de Controle de Atividade de Inteligência CCAI do Congresso Nacional, composta por maioria e minoria, situação e oposição, atue de forma mais próxima da Abin. E, se pairam quaisquer dúvidas sobre a retidão, competência e eficiência da Inteligência de Estado, busquem-se explicações, questione-se ou substitua-se o senhor Wilson Roberto Trezza, que já está há 8 anos como Diretor Geral da Abin.
Péssima nota. O cúmulo da irresponsabilidade. Péssimo para a Agência, péssimo para o país. Não é porque todos queremos o Trezza de pijama que jogamos lenha na fogueira, dando margem para interpretações maldosas e com consequências irremediáveis. Por favor, retirem essa nota.
Ah, quer dizer que atualmente não há limites para a atuação da ABIN?
Caro Nelson, os limites de atuação legal são definidos pela Lei 9883/1999. Não há, entretanto, delimitação de áreas de atuação específica e prioritária para ação da Inteligência de Estado.
A luta da Aofi é justamente delimitar o escopo de trabalho da Abin, a fim de que sociedade e Estado tenham clareza, confiança e segurança na Inteligência brasileira.
Conheça nossas propostas no http://www.aofi.org.br
Obrigado por sua participação.
Muito oportuna a nota. Parabéns à AOFI:
Excelente e razoável. Apenas afirma o óbvio.