Curso “Terrorism and Counterterrorism: Comparing Theory and Practice” – Coursera

10/03/2016

A plataforma Coursera é uma das principais e, considero, uma das melhores no que se refere ao chamado ensino maciço à distância (MOOC).

Entre os cursos disponibilizados na Coursera que recomendo para os associados da Aofi – e servidores da Abin em geral – que se interessem pelo tema “Terrorismo” está o “Terrorism and Counterterrorism: Comparing Theory and Practice“, oferecido em parceria com a Universidade de Leiden, na Holanda, um dos principais think-tanks europeus sobre terrorismo e contraterrorismo.

O tutor e idealizador do curso é o Professor Dr. Edwin Bakker, pesquisador reconhecido e autor de vários textos de referência sobre o assunto, com especial foco em processos de radicalização e do denominado terrorismo jihadista.

O curso tem duração de cinco semanas e, apesar da natureza introdutória, cobre uma extensa variedade de aspectos teóricos do fenômeno e das suas repercussões práticas em termos de prevenção, combate e reflexos sociais e econômicos. As aulas podem ser baixadas e assistidas nos horários mais convenientes para os alunos. Os testes e trabalhos são disponibilizados ao final de cada semana, mas têm prazos suficientes para a conclusão.

Outra vantagem e oportunidade decorrente de um MOOC, como este ora oferecido sobre Terrorismo e Contraterrorismo, são os fóruns de discussão. Quando participei, logo na primeira turma deste curso do Prof. Bakker, a variedade de percepções, experiências e propostas sobre o tema foi verdadeiramente enriquecedora.

A presente edição do curso vai de 07 de março até 09 de maio de 2016. As inscrições ainda estão abertas até 12 de março para esta turma. O próximo MOOC começará em 04 de abril de 2016.

Texto de um associado Aofi

Share This