A Inteligência de Estado
Nos países desenvolvidos, a atividade de Inteligência é utilizada para colher informações para que o Estado reduza o risco e a incerteza de sua atuação, agindo de forma mais racional e econômica.
Desse modo, o principal objetivo da Inteligência é melhorar a qualidade do planejamento estatal e, como resultado, melhorar também a qualidade do gasto público, permitindo melhor alocação de recursos.
É papel da Inteligência de Estado atuar na
- antecipação de informações estratégicas sobre conjuntura e estabilidade política econômica e social de outros países, de modo a incentivar o desenvolvimento econômico do País e a preservar interesses do Brasil;
- proteção de informações estratégicas do país – área denominada contrainteligência -, com atividades que incluem o combate à espionagem, à sabotagem e à interferência estrangeira indesejada;
- prevenção de ações relacionadas ao terrorismo;
- proteção e análise de risco das infraestruturas críticas do país.
Por exemplo, uma Inteligência externa forte que seja utilizada no combate ao tráfico internacional de drogas ao conseguir antecipar rotas, financiamento e tendências. Como resultado, as polícias conseguem atuar de forma preventiva, o que significa atuar com precisão e economia, em contraposição aos gastos de repressão, que são pulverizados e ineficientes. Ademais, com a prevenção, estados e municípios precisam gastar menos com segurança, saúde e sistema prisional. A Inteligência também fornece informações mais precisas para que Ministério Público, Receita Federal, Policia Federal, forças Armadas e outros órgãos possam executar suas ações, inquéritos e processos investigatórios com mais eficiência e precisão.
Olá.
O texto começou com “Nos países desenvolvidos”. Eu esperava que em algum momento do texto fosse confrontado com o que acontece no Brasil, ou justificada essa expressão de alguma maneira, como com uma crítica de como a Inteligência é tratada por aqui. Mas isso não ocorreu.
Então as perguntas que ficam são: para que é utilizada a atividade de Inteligência nos países subdesenvolvidos, em particular no Brasil? E, no que difere dos países desenvolvidos, por que isso acontece?