Nota da Aofi para o Ministro Ricardo Berzoini
A Associação Nacional dos Oficiais de Inteligência – Aofi da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) congratula a reforma ministerial executada pela Presidenta Dilma Rousseff na área da Inteligência.
Com a reforma, a Inteligência de Estado passa a ser comandada por uma liderança civil, um dos pleitos históricos dos Oficiais de Inteligência da Abin, e coloca o Brasil no patamar das mais avançadas democracias mundiais.
Reforçamos a busca por uma Inteligência mais republicana e cidadã, cuja atuação deverá ser especialmente pautada nas áreas de Inteligência Externa, Contrainteligência e Contraterrorismo.
Com sentido de garantir o caráter de atividade de Estado, a AOFI ressalta o ingresso de Oficiais de Inteligência por concurso público e a consolidação da Comissão Mista de Controle da Atividade de Inteligência do Congresso Nacional (CCAI) como fatores importantes de controle e transparência.
A fim de auxiliar o governo, a Aofi apresentará ao longo desta semana proposta de modernização da Atividade de Inteligência e da estrutura da Abin.
Por fim, a Aofi dá boas-vindas ao Ministro Ricardo Berzoini e coloca-se, desde já, à disposição.
Beatriz Neves
Presidente
Associação Nacional dos Oficiais de Inteligência
Olá.
Por favor, passem a acrescentar data nas postagens, é uma informação básica e importante.